Aula de campo no rio Hingá - campanha para preservação e reflorestamento das nascentes e margens do rio.

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ula de campo no rio Hingá - campanha para preservação e reflorestamento das nascentes e margens do rio. ( componentes integradores das disciplinas Estudo e Pesquisa, Práticas Sociais Comunitária e Organização do trabalho e técnicas produtivas educadores de matemática, química, biologia, Formação cidadã e LEI).

Escola do Campo Florestan Fernandes realizou atividades do projeto “Água direito de todos, responsabilidade de cada um.” que iniciou no dia 24 de março e conclui-se hoje 16 de abril, elaborado pelos educadores da área das ciências naturais e ciências humanas, e compenetes integradores Estudo e Pesquisa, Práticas Sociais Comunitária e Organização do trabalho e técnicas produtivas com vistas a discutir e problematizar a conservação e usufruto da água, elucidando temáticas concernentes a realidade social que se experiencia face a utilização da água, abrindo um locus de dialogo e reflexão e acerca das situações de agravamento e poluição, assim sendo, foram trabalhadas eixos como: O desperdício da água; Água no Planeta.:Para onde vão as águas que usamos? De onde vêm as águas?; Água potável e água poluída:Valor da Água;Ciclo da água;Enchentes Diagnóstico Ambiental;Estados Físico da água;Quantidade de água no Brasil e escassez da água;Pesquisa na comunidade/assentamento; O projeto desenvolveu uma ação de defesa e preservação das nascentes e margens do rio Ingá, sendo este o rio mais extenso da região, sendo realizado uma visita de campo com os(as) educandos(as) do ensino médio, promovendo um espaço de formação sob o espaço territorial do rio, analise e estudo, ficando firmado ações e compromissos de cada educando(a), socializar esse processo em suas respectivas comunidades/assentamentos e especialmente preservar as nascentes dos rios e açudes de cada comunidade. A finalidade do projeto é permitir os (as) educandos(as) apreensão de conhecimentos e reflexões necessárias para participação destes como sujeitos autonomos e partícipes, o que direcionará para a leitura das questões postas no seu ambiente e que se complexificam e agravam diante do movimento social, histórico e cultural . Assim, mediante a sensibilização os educandos(as) poderam discutir e apresentar suas analises atinente a valoração e relevância da água como elemento fundante e vital para os seres humanos e especialmente para o andamento do planeta e a emaranhada relação homem, natureza, sustentabilidade e como os recentes períodos de escassez tem apresentado um cenário tensionador e propicior para identificação de uma gama de problematicas. O projeto mobilizou a integração e interação entre as mais varias disciplinas e componentes diversificados, contribuindo incisivamente para o firmamento substancial do processo formativo e pedagógico

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