Juventude Camponesa

, In


É possível sim viver e ser feliz no campo


Ao contrário do que muitos pensam, a juventude do camponesa não anseia deixar o campo e seguir para os grandes cidades, mas as condições impostas no interior do país forçam a saída desses jovens. Não é uma escolha nossa não ficar no campo, são as condições que nos empurram a sair. Mesmo precárias, elas só existem nas cidades. Não é verdade que não queremos ficar, mas precisamos ter condição de ficar na terra”, concluiu. È preciso que haja melhorias no acesso ao crédito e garantia de preço mínimo para o que é produzido pelos jovens é políticas pública que garanta que o jovens possa trabalhar, estudar e todas as condições necessárias para ser feliz. O Brasil começa a recuperar a dívida histórica que tem com os jovens. Ampliar escolas técnicas, universidades, ampliar as possibilidades dos direitos aos jovens lutarem para viver no campo . De acordo com pesquisas realizada na Escola Florestan Fernandes na semana do estudante agora em agosto mostra que 30,6 da população do assentamento é jovens . Os jovens vem se mobilizando para conseguir seu ideais . No gráfico a seguir mostra a formação dos jovens temos vários técnicos em zootecnia, agropecuário, agroindústria e técnico em informática. Assim também conseguimos ingressar jovens pelo Sisu e PROUNI em Veterinário, Zootecnia, Cienticistas sócias e Direito. Vale ressaltar que apenas 14% dos jovens não estão estudando uns por que abandonaram os estudos e os outro ainda não conseguiram ingressar numa universidade. Veja o gráfico a seguir



Mas, a grande novidade da contexto foi os jovens camponeses de uma terra tão castigada pela seca vivem no bioma chamado Sertão, não desistirem e não se entregarem. Apesar das dificuldades, querem continuar no campo , produzindo e resistindo.Alguns dias estava lendo Lenin que falava sobre a juventude comunista da Rússia, aonde ele afirmava que o papel fundamental da revolução caberia à juventude, pelo simples fato de os “adultos” já estarem corrompidos pelo sistema ou acostumados demais com a sociedade para conseguirem fazer, de fato, uma transformação na sociedade atual.” Os jovens aqui da escola que vem de várias comunidades camponesas de vários municípios dos Sertões dos Inhamus a grande diferença é brilho no olhar e as esperança acesas que existe dentro de cada um dos 300 jovens que aqui estuda.
Não somos a minoria, como é dito nas estatísticas. Somos marcados pela invisibilidade. Pregaram, ao longo dos anos, que a juventude é o futuro. Porém, esse futuro depende do presente que estamos ofertando para nós. A juventude camponesa, seja onde ela estiver, e com ela começar a discutir a realidade e intervir para que o jovem camponês possa um dia ter condições dignas de continuar vivendo na terra de seus antepassados, baseado em uma fé no Deus da vida que nos convoca, como jovens, a sermos profetas da Esperança. Assim os jovens do baseado na persiste no exemplo de Dom Fragoso vem avançando na luta em defesa da vida.


0 comentários:

Postar um comentário

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p

GALERIA DE IMAGENS... PASSE O MOUSE POR CIMA DAS MINIATURAS..