I Feira Circular do Município de Monsenhor Tabosa/ Sertões Cearenses
Esta iniciativa da I Feira Circular partiu da necessidade de mobilizar, articular e fortalecer as iniciativas e experiências de produção e comercialização que avançam em todas as regiões do país, com as Feiras da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária que se firmam como espaços de comercialização solidária. A proposta desta feira e que ela circule nos assentamentos e comunidades do Município de Monsenhor Tabosa através de rodízio a cada bimestre.
Desta forma, as Feiras Circular da Agricultura Familiar objetiva oportunizar um espaço para comercialização dos produtos da agricultura familiar para garantir momentos de formação (oficinas) e de troca de saberes (socialização das experiências de sucesso), resgate cultural (apresentação de artistas populares e oficinas), exposição dos sabores da terra (cozinha do sertão), divulgação das ações desenvolvidas no território com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, bem como servir de referência para estruturação de feiras regionais e/ou estaduais.
I Feiras Circular da Agricultura Familiar do município de Monsenhor Tabosa constituiu numa estratégia idealizada pela Copáguia e Escola Florestan Fernandes, MST e com forte contribuição da Casa Digital e Ponto de Cultura tornando assim no instrumento de mobilização e articulação para avançarmos na soberania alimentar. A feira proporcionou um espaço de comercialização, formação, articulação, fortalecimento e difusão das experiências e produção agroecológica, intercâmbios culturais e educacionais dos assentamentos e comunidades de Monsenhor Tabosa com outros assentamentos e comunidades do Sertão de Inhamus- Caratéus. Contamos com participação de mais de 30 comunidade e escolas. Nessa ocasião fora gravado um o II documentário Santana em Sena II com tento com protagonista jovens gestores da Casa Digital mediando pelo o Ponto de Cultura. Tendo com parceiros e patrocinadores INCRA/ ARTE E CULTURA e SECULT e ACARTES. Foi encerramento a feira com apresentações culturais já que um dos objetivos da feira intergar cultura, Educação do Campob e, produção e soberania alimentar.
0 comentários:
Postar um comentário